sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Outubro Rosa - O Pré-Militar Online e o Sena Pré-Militar apoiam essa ideia e alertam as mulheres sobre a importância de fazer o exame de mama periodicamente.

OUTUBRO ROSA

Assim, como as Forças Armadas, o Curso Pré-Militar Online e o Curso Sena Pré-Militar apoiam essa ideia e convoca a todas as suas alunas e vistantes do nosso BLOG e Sites a fazerem o exame (mamografia). O Outubro Rosa tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Previna-se.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), ele responde por 22% de novos casos da doença a cada ano no Brasil. 

Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No país, as taxas de mortalidade por câncer de mama ainda são elevadas por causa do diagnóstico tardio. 

O câncer de mama ocorre quando as células se dividem desordenadamente, produzindo uma massa palpável na região, que pode causar caroços, vermelhidão na pele, alterações no formato dos mamilos e das mamas e nódulos na axila. Inicialmente, a doença não causa dor. Mas a medida que o tumor cresce, pode incomodar. Existem dois tipos de tumores:

Benignos: não cancerígenos, eles são formados por células tumorais que não se propagam para fora do local de onde surgem;
Malignos: formados por células cancerígenas que se propagam para outras partes do corpo através da corrente sanguínea ou do sistema linfático.

Sintomas
  • Aparecimento de nódulos (caroços) ou de um espessamento próximo à mama ou na região da axila;
  • Alteração no tamanho ou no formato da mama;
  • Saída de secreção pelo mamilo, sensibilidade na região ou inversão do mamilo para dentro da mama;
  • Enrugamento ou endurecimento da mama;
  • Calor, inchaço, rubor, escamação ou dor na mama.
Prevenção
  • Cuidado com a obesidade. Pratique atividades físicas pelo menos três vezes por semana, por 30 minutos;
  • Limite o consumo de carnes vermelhas e carnes processadas;
  • Não fume;
  • Procure o médico regularmente para submeter-se ao exame das mamas.

Conheça a história deste grande movimento em todo o mundo clicando aqui

Fonte: Portal EcoD. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário