domingo, 18 de maio de 2014

Concurso EPCAR 2014/2015 - Aeronáutica abre 180 vagas para ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Exército


Candidatos que tenham entre 14 e 17 anos, com Nível Fundamental concluído ou em fase de conclusão (cursando o 9º ano) e que tenham interesse em seguir uma brilhante carreira na Aeronáutica podem se inscrever para participar do exame de seleção, aberto com 180 vagas, para ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR)/Turma 2015

As inscrições encerram-se em 05 de junho de 2014 e pode ser feita pelo endereço eletrônico http://concursos.epcar.aer.mil.br/www/main/cpcar2015.html. Para que a inscrição seja efetivada o candidato depois de preencher os dados s no formulário de inscrição deverá pagar até a data do vencimento no boleto o valor informado no mesmo que, para este concurso é de R$ 60,00.


SÃO REQUISITOS BÁSICOS PARA O CONCURSO:
  • Ser brasileiro nato, do sexo masculino;
  • Não ter menos de 14 (catorze) nem completar 19 (dezenove) anos de idade até 31 de dezembro de 2015, conforme alínea "a", inciso V, do Art. 20 da Lei nº 12.464, de 04 de agosto de 2011;
  • Ter concluído ou estar em condições de concluir, com aproveitamento, o Ensino Fundamental do Sistema Nacional de Ensino. 

SOBRE AS VAGAS

Nível Fundamental: As 180 (cento e oitenta) vagas para matrícula no CPCAR 2015 são destinadas aos candidatos aprovados neste Exame (em todas as fases previstas), classificados dentro do número de vagas e que forem habilitados à matrícula no referido Curso. Se classificado para cursar o CPCAR, após a sua conclusão com aproveitamento, o aluno poderá participar da seleção para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA).

SOBRE O EXAME DE SELEÇÃO

Este Exame será constituído das seguintes etapas: Exame de Escolaridade (EE); Inspeção de Saúde (INSPSAU); Exame de Aptidão Psicológica (EAP); Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e Análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no Curso. O Exame de Escolaridade (EE) será realizado por meio de Provas Escritas das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa; Matemática; Língua Inglesa; e Redação.

A Primeira etapa que compreende a realização das provas acontecerá no dia 03 de agosto de 2014 e será realizado nas seguintes cidades: Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Barbacena (MG), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Manaus (AM).

Os aprovados em todas as etapas seletivas farão o curso na Escola Preparatória de Cadetes do Ar sediada em Barbacena (MG) com a missão de preparar jovens para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA) por meio do CPCAR (Curso Preparatório de Cadetes do Ar), e ao mesmo tempo proporcioná-los o complemento do Ensino Médio.

As disciplinas que compõem a instrução ministrada no Campo Geral são as mesmas ministradas nos cursos do Ensino Médio do país. A instrução ministrada no Campo Militar tem como proposta levar o Aluno a valorizar a carreira e os seus ideais, a adotar atitudes militares, bem como pautar sua conduta de acordo com os regulamentos e diretrizes vigentes.

O CPCAR além de prover o Ensino Médio aos Alunos tem como objetivo proporcionar um adequado preparo para a vida militar, procurando desperta-lhes a motivação para a carreira, bem como o entusiasmo pela aviação e pela Força Aérea.

Durante os três anos, em regime de internato, o aluno contará, além do estudo e formação custeados pelo Governo Federal, com moradia em alojamentos confortáveis e arejados, alimentação farta e sadia, fardamento, assistência médica e odontológica e uma salário-aluno de acordo com o que é determinado pelo Estatuto dos militares, para prover suas despesas pessoais sem que precise depender de sua família durante o curso de formação.

Além dessas vantagens, o aluno conta ainda, com áreas de lazer e prática de modalidades esportivas a escolher podendo usufruir, das mesmas, nos períodos de folga. As férias são anuais e acontecem nos  meses de julho e de dezembro a fevereiro, quando os alunos devem retornar a escola para dar continuidade às atividades decorrentes do curso de formação.

Os alunos que concluírem, com aproveitamento, o CPCAR, terão direito ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Aqueles que desejarem ingressar na AFA, para realizar o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), poderão fazê-lo desde que sua classificação esteja dentro do número de vagas destinadas aos alunos concludentes do 3º ano do CPCAR e, desde que as condições de saúde, físicas e psicológicas atendam aos requisitos exigidos para ingresso no 1º ano do CFOAV. As vagas para o CFOAV destinadas aos alunos egressos do CPCAR serão estabelecidas pela Portaria do Comandante da Aeronáutica, não sendo assegurada a matrícula de todos os concludentes. Para maiores informações sobre o concurso leia o EDITAL.

COMO SE PREPARAR PARA O CONCURSO DA EPCAR

Esse é um dos concursos mais concorridos na Aeronáutica seja  pelo ideal de se tornar um aviador da Força Aérea e pela possibilidade de seguir na carreira militar usufruindo das diversas vantagens que essa carreira oferece o que, exige um preparo eficiente que permita ao candidato chegar às etapas seletivas com a tranquilidade necessária para participar das mesmas.

E o SENA PRÉ-MILITAR se orgulha de ter participado da aprovação de muitos de nossos alunos que hoje fazem parte do quadro de alunos da EPCAR e de muitos que já, através da mesma, já ocupam cargos de Oficiais Aviadores formados pela AFA.

O nosso preparatório é oferecido através das nossas aulas presenciais em Unidades implantadas em algumas capitais e cidades do Território Nacional bem como pelo Ensino a Distância que atende candidatos do interior dos estados e de cidades onde não possuímos Unidades de Ensino Presencial.

Em nossas Unidades de Ensino presencial os alunos podem contar com uma equipe de coordenação e professores especializados na condução do aprendizado e preparo para os concursos oferecendo ainda, além do preparatório didático, para as provas de conhecimentos gerais das disciplinas exigidas em Edital, o preparo para a etapa do Teste de Resistência Física, também de ordem classificatória e eliminatória do concurso.

Para os interessados em estudarem pelo módulo de Ensino a Distancia, além do material didático oferecemos todo o suporte no acompanhamento do período preparatório com envio de exercícios, simulados, questões comentadas, informações e orientações para inscrição no concurso de seu interesse, além de dicas de estudo de como se preparar adequadamente para o concurso.

Para maiores informações sobre o nosso curso preparatório em sua cidade entre em contato com o nosso departamento informativo sobre concursos através do email concursosmilitares@cursosena.com.br informando de que localidade é, sua idade, data de nascimento e nível de escolaridade (se estiver estudando informar o ano em curso).

O nosso curso preparatório atende a candidatos desde os treze anos e que estejam ainda cursando o Ensino Fundamental. Alertamos que o preparo, com antecedência, ao concurso, favorece o resultado da aprovação.


Também possuímos, em nossa Loja Virtual, o KIT de Apostilas preparatórias para o concurso, dividido em 11 módulos, para facilitar o planejamento e o aprendizado durante os estudos. Para adquirir o nosso KIT de Apostilas Preparatórias para o concurso da EPCAR, clique aqui.


Para maiores informações sobre esta escola desde a sua história, o curso de formação o que a escola oferece aos seus alunos entre em nosso portal na página dedicada a esta escola clicando aqui.



SENA PRÉ-MILITAR  o caminho mais curto 
para ingresso na Carreira Militar

www.cursosena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário